domingo, 28 de Abril de 2024  17:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-04-2010

Recolha de amostras de esperma decorre em três fases.


Durante a semana do Enterro irá decorrer uma recolha de amostras de esperma no âmbito de um estudo sobre a influência dos abusos ...

Durante a semana do Enterro irá decorrer uma recolha de amostras de esperma no âmbito de um estudo sobre a influência dos abusos estudantis nos espermatozóides.

Promovida pelo Grupo de Transdução de Sinais de Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro e a Clínica Ferticentro – Centro de Estudos de Fertilidade de Coimbra, a recolha das amostras será efectuada no decorrer da Semana de Enterro, em Aveiro, e da Queima das Fitas, em Coimbra.

Margarida Fardilha, professora na Universidade de Aveiro, explica que os jovens que consomem álcool e drogas vão depois ser comparados com os jovens que não o fazem para, deste modo, se possa perceber de que forma as drogas leves podem interferir com a fertilidade: “Vamos ter grupos de controlo de jovens voluntários que não bebem e não consomem drogas e outro grupo de jovens que consomem drogas ou álcool”.

O Administrador da Ferticentro explica que o estudo consiste em três fases: uma durante os festejos, outra imediatamente a seguir e uma terceira em Setembro. Vladimiro Silva revela que o objectivo é perceber se as eventuais alterações que possam ocorrer durante os festejos académicos, podem trazer consequências a médio prazo: “Vamos fazer uma segunda avaliação na semana imediatamente a seguir aos festejos académicos e uma terceira avaliação em Setembro. Um espermatozóide demora cerca de 75 dias a ser produzido e em Setembro vamos ter espermatozóides que começaram a ser produzidos já depois das festas. A nossa intenção nessa altura é avaliar se eventuais alterações ocorridas durante estes festejos deixaram consequências para um novo ciclo de espermatogénese”.

A recolha das amostras será efectuada no decorrer da “Semana do Enterro”, em Aveiro, e da “Queima da Fitas”, em Coimbra.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®